15 de dezembro de 2009

Novo Blog: Projeto "Escola Sem Violência"

Em anexo a este blog, nós da equipe do projeto "Escola Sem Violência" criamos o blog "Bullying, Chega!" para expor tal trabalho.

Link do blog:
http://padrereuscontraobullying.blogspot.com

8 de dezembro de 2009

Vídeo sobre Crystal Meth

Este vídeo foi feito para um trabalho escolar, pelo NaomiDreams Studio.
No vídeo vemos vários exemplos do uso e de consequências pelo uso de Meth.


17 de novembro de 2009

Crystal Meth

Aqui, um site de uma campanha contra a droga Crystal Meth,
que é uma droga extremamente perigosa.

Acesse:
http://www.plurall.com/blogs/roosevelt/2009/07/crystal-meth




E aqui o site oficial da campanha, em inglês:
http://notevenonce.com/

TABAGISMO – O Mal da Destruição em Massa

Aqui nesse site, existe um grande conteúdo sobre o cigarro.
É bem completo, acesse:

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/tabagismo.htm

Notícia: 40% dos dependentes de drogas em SP iniciaram vício entre 7 e 11 anos.

Conclusão é de pesquisa da Secretaria da Saúde do estado.
Estudo avaliou 112 jovens entre 2007 e 2009.

Pesquisa com jovens dependentes de drogas do estado de São Paulo revelou que 40% começaram a usar as substâncias entre 7 e 11 anos. O estudo, realizado pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão ligado à Secretaria da Saúde, foi realizado entre 2007 e 2009 com 112 jovens atendidos pela instituição.



O psicólogo Wagner Abril Souto, autor da pesquisa e coordenador do Programa de Adolescentes do centro, explica que a falta de interesse na escola, absenteísmo e comportamentos disfuncionais, como agressividade e isolamento, são “inerentes ao envolvimento” com drogas.



“Muitas vezes, os jovens em recuperação têm outras pessoas da família também em tratamento de combate à dependência”, afirma Souto, em nota da secretaria.



Do total de entrevistados, 57% afirmaram que a primeira droga a ser consumida foi o tabaco. A maconha aparece em segundo lugar, com 51%, seguida do álcool (38%), inalantes (18%), cocaína (17%) e crack (10%).



O Cratod oferece tratamento gratuito para dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. O centro fica na Rua Prates, 165, Bom Retiro, região central de São Paulo.

3 de novembro de 2009

Notícia: Dois são presos com 5 toneladas de substâncias para fabricar drogas em SP

Polícia também apreendeu seis carros e R$ 38 mil em dinheiro.
Prisão ocorreu na madrugada deste sábado, na Zona Leste da cidade.

Dois homens foram presos na madrugada deste sábado (24) na Vila Matilde, Zona Leste de São Paulo, com cerca de cinco toneladas de substâncias utilizadas para fabricar entorpecentes. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), um dos suspeitos era responsável por fazer as misturas para a produção das drogas.

De acordo com a secretaria, foram apreendidos no local dois tambores de cafeína, 108 tambores de lidocaína, frascos de éter e de amônia, sacos de cal para mistura, caixas com ácido sulfúrico, caixas com bicarbonato e substância anestésica.

Além disso, também foram encontrados rolos de plástico para embalagens, etiquetas, balanças de precisão, uma máquina de contar dinheiro, munições, pistolas, silenciadores e ferrolhos de fuzil, cerca de 109 kg de cocaína, R$ 38 mil em dinheiro e seis carros, entre eles uma BMW. A secretaria não soube informar se os veículos eram roubados.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1353570-5605,00.html

Alucinógenos

Notícia: Polícia flagra uso de drogas a 20 metros de Conselho Tutelar no DF

Adolescentes usam entorpecentes no centro de Taguatinga.
Segundo a polícia, traficantes utilizam prostitutas para passar drogas.

Em outras regiões do centro da cidade, prostitutas são utilizadas por traficantes para movimentar o comércio das drogas, já que o efetivo policial não conta com agentes femininas para realizar a revista nas mulheres. “Devido ao reduzido efetivo de policiais femininas, fica complicado realizar abordagens em prostitutas. Elas escondem a droga nas partes íntimas e não há condições para a guarnição realizar a abordagem e de fato encontrar a droga”, justifica um policial.
De acordo com os policiais que realizaram a operação no centro de Taguantinga, é comum encontrar adolescentes fumando crack durante o dia no centro da cidade. Imagens feitas por um morador que não quis se identificar mostram adultos passando drogas aos menores. A maioria dos adolescentes improvisa latas de refrigerante para fumar pedras de crack. “Todo dia é comum você chega 18h ou 19h e já está cheio de prostitutas, elas são usuárias de crack, você vê elas também usando crack e você vê também criança, adolescente junto consumindo crack”, afirma uma moradora.

Durante a noite, a situação piora, segundo a policia, em função da falta de iluminação em alguns pontos do centro de Taguatinga. Os becos são os locais preferidos para o consumo e a venda de drogas. “No prédio onde trabalho, nos outros dois prédios ao lado, já teve história desses adolescentes subirem no prédio, conseguirem entrar no prédio e se trancar dentro do banheiro dos escritórios pra "tá" (sic) se drogando ou assaltando os escritórios. E não vejo nenhuma ronda policial”, diz uma moradora.

A polícia afirma que realiza o patrulhamento das ruas, mas reconhece que não é possível acabar com o problema. “Tem alguns hotéis aqui no centro de Taguatinga que acabam facilitando a fuga, o esconderijo dos traficantes e existe também, está sendo muito usado aqui, o tráfico por meio de prostitutas”, relata um comandante da polícia.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1285337-5598,00-POLICIA+FLAGRA+USO+DE+DROGAS+A+METROS+DE+CONSELHO+TUTELAR+NO+DF.html

A Mauconha

Notícia: Quatro alunos suspeitos de envolvimento com drogas são detidos em MG

Garoto vendia loló para outros três estudantes no intervalo das aulas.Eles foram levados à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Quatro estudantes suspeitos de envolvimento com drogas foram detidos, nesta terça-feira (27), dentro de uma escola em Belo Horizonte. A polícia chegou ao local após uma denúncia anônima.
Veja o site do MGTV
Os adolescentes têm entre 13 e 17 anos. De acordo com os policiais, durante o intervalo das aulas, um deles estava vendendo loló – uma mistura de clorofórmio, éter e álcool – para os outros três alunos.
Os estudantes foram levados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde prestaram depoimento. Todos foram liberados.


Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1357187-5598,00.html

Drogas.



Feito por:
Mainã Dante da turma 232/2009

Notícia: Consumo de drogas no Brasil aumentou, diz ONU

Proporção de brasileiros que usam maconha foi a que mais cresceu. E o país se consolidou como centro de distribuição da cocaína colombiana e boliviana.

O consumo de drogas aumentou no Brasil nos últimos anos, na contramão da tendência mundial de estabilidade. O país também se consolidou como centro de distribuição da cocaína colombiana e boliviana para os principais mercados consumidores. As conclusões estão em um relatório do Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) contra Drogas e Crime, que será divulgado nesta terça-feira (26). Segundo o estudo, a proporção da população brasileira que consome cocaína cresceu de 0,4%, em 2001, para 0,7%, em 2005 - o que corresponde a 860 mil pessoas de 15 a 64 anos. Os estados do Sul e Sudeste são os que concentram maiores índices de consumidores.

O uso crescente da droga no Brasil elevou os índices da América Latina. O percentual da população dessa região que diz ter consumido cocaína ao menos uma vez na vida passou de 2,3% para 2,9%, no mesmo intervalo. Enquanto o consumo brasileiro aumentou, a produção de cocaína na América Latina sofreu uma queda de 2% entre 2005 e 2006, embora os números por país não sejam homogêneos. O cultivo de coca na Colômbia caiu 9%, mas aumentou 8% na Bolívia e 7% no Peru. Mas foi o consumo de maconha o que mais cresceu no Brasil. Em 2001, 1% dos brasileiros entre 15 e 65 anos consumia a droga. O índice subiu para 2,6% em 2005. Por outro lado, a ONU indica que o número de consumidores de maconha no mundo caiu de 162 milhões, em 2004, para 159 milhões, em 2005.

Houve também aumento no consumo de anfetaminas, que chega a 0,7% dos brasileiros, e de ecstasy, consumido por 0,2% da população. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL58880-5598,00.html

Cocaina: Nao Deixe Sua Vida Virar Pó



Feito pelos alunos:
Flávio Goularte
Francielle Andrade
Jéssica C. Dias

14 de outubro de 2009

Overdose



Vídeo feito pela aluna Julia Rocha da turma 115 de 2009 da escola Padre Reus

Vídeo: Smoke That Cigarette

Autoria: Fernanda Tastch

Jéssica Alaniz

Turma: 124

Cocaína: Pare! Antes que seja tarde demais.



Feito pelos alunos :
Bruna Couto
Caroline Nazario
Thais dos Santos
Thamires Ferreira
Victória Duarte

Da turma 131 de 2009 da E.E.E.M. Padre Reus

Crack Não Pague Pelo Fim De Sua Vida



Video Crack Não Pegue Pelo Fim De Sua Vida.
Feito pelas alunas Ana Carolina e Sabrina da turma 124

Vídeo Salvia Divinorum

6 de outubro de 2009

Vídeo "Ecstasy"


Vídeo "Ecstasy" da turma 115 (2009) da E.E.E.M. Padre Reus.

Autoria: Paola Magalhães

Vídeo "Ecstasy, dá pra viver SEM ele."


Vídeo "Ecstasy, dá pra viver SEM ele." da turma 122 (2009) da E.E.E.M. Padre Reus.

Autoria: Caren Dalla Rosa
Daniel Lopes
Danielle Farias
Michele Rutsatz
Rafaela Konrad
Taianaie Fraga

Vídeo "1, 2, 3, Viciado!"


Vídeo "1, 2, 3, Viciado!" da turma 114 (2009) da E.E.E.M. Padre Reus.

Autoria: Andressa Pereira Bruna Martins
Carolina Vaz
Daniela Moreira
Fernanda Felix
Juliana Teixeira
Stéphanie Garcia

2 de outubro de 2009

Arte Contra às Drogas

A Campanha de Combate Às Drogas da E.E.E.M. Padre Reus teve 35 turmas do ensino médio (1°, 2° e 3° anos) envolvidos, perfazendo um total de 1050 alunos divididos em 175 grupos. Estes grupos eram considerados como agências de publicidade que tinham que montar uma campanha preventiva a uma ou mais drogas envolvendo as seguintes peças: cartaz, folder, camiseta e vídeo.
A idéia é quebrar paradigmas de uma campanha tradicional em escola pública envolvendo palestras e seminários com convidados especializados, pois já ficou comprovada a ineficácia desta atividade. Envolvendo criativamente o jovem e possibilitando que apresente a campanha de seu grupo para outros grupos o tornamos um agente do seu próprio conhecimento, ao mesmo tempo em que aumenta a consciência dos seus atos.

Cronograma das atividades da Campanha:

Abertura: 19/10 às 19h30min

Local: Fnac – Barra Shopping Sul

Programação: Apresentação do filme “De Carona Com Nitro” (55 minutos) realizado pelos alunos da turma 131 baseado no livro homônimo de Luís Dill, que estará presente autografando sua obra, cujo foco principal é a péssima combinação de álcool e direção (além de tratar de outras drogas). O debate final será mediado pelos professores, autores do projeto, Aloizio Pedersen e Fátima Danguy.

O público presente também poderá apreciar 10 placas publicitárias (1,20m x 1,00m) com slogan preventivo às drogas que estarão interferindo no ambiente e que depois irão circular pelos espaços públicos da zona sul acompanhando os vídeos com a mesma temática projetados em data show. Tudo criação dos alunos.
Com o referido evento e sua posterior itineração o apoiador “A Zona Sul da Nossa Porto Alegre – Empreendedores” pretende agregar outras escolas para participarem de projetos similares sobre violência escolar no próximo ano.